Ame o que você come: Como estar ciente da alimentação

08/12/2014 08:52



A maioria de nós têm tentado perda de peso várias vezes ao longo da vida. Contamos calorias, fazemos restrições, seguimos dietas rígidas que restringem gordura, carboidratos , alimento sólido etc...

Do ponto de vista do balanço energético, qualquer uma dessas táticas deve funcionar, e algumas funcionam- a curto prazo. Da minha perspectiva, a razão pela qual elas não funcionam a longo prazo é que elas mudam o que e quanto nós comemos, sem alterar o porquê e como nós comemos. Essas duas questões são fundamentais na minha opinião, porque as pessoas que lutam com o seu peso são muitas vezes desconectadas de seus sinais de fome e saciedade.

Esses excessos ocorrem em resposta a várias  causas ambientais e emocionais, tais como acesso ilimitado a alimentos, estresse da vida diária, estresse emocionais. Excessos também ocorre inconscientemente como por exemplo, comer rapidamente ou enquanto está distraído assistindo televisão ou conversando.

Mudando Por quê e Como você come

Alimentação consciente foi uma das chaves para quebrar meu ciclo de comer e depois se arrepender. 

Uma das definições de mindfulness é estar prestando atenção, de forma intencional e sem julgamento, no mundo interno e externo no momento presente. Eu descreveria isto como: comer com intenção e atenção.

Benefícios de uma Alimentação Consciente

Comer é uma atividade natural, saudável e prazerosa quando você está comendo para satisfazer a fome e satisfazer as suas necessidades de alimento e diversão. Mindfulness ajuda a identificar a diferença entre fome física e fome "mental" . Além disso, aprender a saborear a comida faz você comer mais prazeirosamente, levando a uma diminuição na quantidade de alimento que você precisa para se sentir satisfeito.

Mindfulness também torna possível que você noter a diferença entre a satisfação física e o desconforto de estar muito "cheio", permitindo-lhe uma melhor regulação da quantidade de alimento que você come.
Alimentação Consciente é estar comendo com intenção e atenção.


Preste atenção quando você come:
Coma quando você está realmente com fome.
Coma para atender às necessidades do seu corpo para a sua manutenção de saúde.
Coma com o objetivo de se sentir melhor quando você terminar esta refeição.

Coma com atenção
Dedicar toda a sua atenção para comer:
Eliminar ou minimizar as distrações.
Sintonize o ambiente, sabores, cheiros, temperatura e textura do alimento.
Ouça a dica do seu organismo em relação à sua fome e o momento de saciedade.

Trecho do livro: Coma o que você ama, o amor que você come

Sobre o autor:
Michelle May, MD, é nutricionista e fundadora do Instituto "Estou com fome?  

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