A Prática da Alimentação Consciente

08/12/2014 09:07

É certo que, se você está acostumado a comer no piloto automático, aprender a comer conscientemente pode parecer estranho no início, no entanto, como qualquer nova habilidade, torna-se natural com a prática. 

Seguem passos para que você possa ser bem-sucedida nesse processo:


Passo 1

Antes de um único pedaço de comida passar seus lábios sobre ela, é importante reconhecer por que você está comendo. Sempre que você sentir vontade de comer, primeiro pergunte a si mesmo: "Estou com fome?" Esta simples, mas poderosa, pergunta ajuda a reconhecer se o desejo de comer foi causado pela necessidade do seu corpo para o combustível ou algum outro gatilho.

Pode ser útil fechar os olhos e fazer uma varredura mente-corpo, à procura de sinais de fome. Estes sinais podem incluir dores de fome, estômago roncando, baixa energia, tremores, dor de cabeça ou outros sintomas que indicam que o seu estômago está vazio e sua glicose no sangue é baixa. Reconhecer que todos esses são sintomas físicos, e não são desejos ou pensamentos, como "Isso parece bom", ou "É melhor eu comer agora, enquanto eu tiver a chance."

Passo 2

Decidir o que comer, honrando as suas preferências se perguntando: "O que eu quero?" E honrando a sua saúde, perguntando: "O que eu preciso?" Se você está preparando sua própria comida, vê-la não como uma obrigação, mas uma oportunidade de se tornar parte integrante do processo. Conecte-se com todos os seus sentidos que você tocar, cheirar e combinar os ingredientes.

Passo 3

Criar um ambiente agradável. Mesmo quando você está preparando o alimento para si mesmo, você pode torná-lo atraente, definindo a tabela de nutrientes, colocando música e, talvez, até mesmo acender velas. Minimizar as distrações para que você possa dar a comida e aos sinais do seu corpo, total atenção. Se você comer enquanto você estiver distraído assistindo televisão, dirigindo, trabalhando ou falando no telefone, você pode acabar se sentindo completo, mas não satisfeito.

Não coma em pé em cima da pia, olhando para a geladeira ou sentado na cama. Em vez disso, escolha um ou dois lugares em casa e no trabalho para comer.

Passo 4

Antes de servir-se novamente, defina a sua intenção de quão cheio você quer estar quando acabar de comer. Esta intenção irá orienta-lo a decidir a quantidade de comida a comprar, preparar ou servir. Uma vez que você tem a quantidade de alimento que você acha que vai precisar, fisicamente, divida-o pela metade no seu prato para lembrar-se de parar no meio do caminho e cheque-o novamente. Este pequena "lombada" reduz a velocidade e serve como um lembrete para se reconectar se você perdeu seu foco.

Passo 5

Tome algumas respirações profundas para acalmar e concentrar-se antes de começar a comer. Reflita sobre tudo o que você passou para trazer este alimento para o seu prato. Expresse gratidão pela nutrição, pelas pessoas com quem você está compartilhando a refeição, ou simplesmente o fato de que você está dando a si mesmo tempo para se sentar e desfrutar de comer.

É Hora de comer Mindfully

Faça de comer uma experiência multi-sensorial. Olhe para a sua comida e aprecie as cores, texturas e arranjos. Decida qual o alimento parece ser o mais apetitoso e comece a comer com uma ou duas mordidas enquanto o seu paladar é mais sensível. Se você guardar o melhor para o final, você pode querer comê-lo, mesmo se você está cheio.

Pegue pequenas mordidas, uma vez que grandes mordidas são desperdiçados no céu da boca, dentes e bochechas, onde você tem muito pouco paladar. Além disso, muito do que você percebe como gosto, na verdade vem de cheiro. Quando você mastigar lentamente um pequeno pedaço de comida, os aromas são realizados na parte de trás de sua garganta para o seu nariz, aumentando os sabores.

Coloque o seu garfo para baixo depois de cada refeição. Quando você estiver carregando sua próxima garfada, você não pode prestar atenção para que não tenha mais nada em sua boca. Quando você está prestando atenção na próxima mordida você vai continuar comendo até que não haja mais mordidas esquerda.

Reconhecer Plenitude

Pausa no meio da refeição. Quando você chegar ao meio, pare de comer por uns de minutos. Estime quanto mais comida que vai precisar para saciar-se, tendo em mente que há um atraso no sinal de plenitude chegar ao cérebro.

Observe quando o seu paladar se tornam menos sensíveis ao sabor dos alimentos; que é um sinal de que seu corpo já está farto. Empurre seu prato para frente ou levante da mesa. O desejo de continuar a comer vai passar rapidamente, para distrair-se por alguns minutos, se necessário. Tenha em mente que a sua intenção era a de se sentir melhor quando você foi feito e que você vai comer de novo quando você estiver com fome.

Concluir o processo Eating

Quando você terminar de comer, observe como você se sente. Você não deve não julgar ou punir a si mesmo. Em vez disso, estar ciente do desconforto físico e / ou emocional causado por estar excessivamente completo e criar um plano para diminuir a probabilidade de que você vai comer demais na próxima vez.

Depois de experimentar o prazer de comer conscientemente, você pode ser motivado para se tornar mais consciente durante outras atividades também. Use intenção e atenção em seus relacionamentos pessoais e durante atividades rotineiras como tomar banho ou fazer exercício. Viver plenamente em cada momento aumenta a sua diversão e eficácia em tudo que faz.

Sobre o autor:
Michelle May, MD, é nutricionista e fundadora do Instituto "Estou com fome?  

ww.amihungry.com.